Resgate de lobo-marinho preso à rede de pesca.
No dia 11 de setembro por volta das onze horas da manhã, enquanto rumávamos para um navio na barra, avistamos um animal preso em uma rede de pesca solta ao mar. Inicialmente pensamos se tratar de uma tartaruga, pois infelizmente casos como este não são raros em nosso litoral. Chegando mais próximo e puxando para nossa lancha, percebemos ser um filhote de lobo-marinho. Estávamos distante de terra, próximo ao ponto de embarque do Prático, nas imediações da Ilha da Paz.
A rede estava bem apertada e presa ao animal, fatalmente não conseguiria se soltar e sobreviver. Com muita calma, conseguimos aos poucos cortar a rede, evitando machucar o animal ou deixá-lo mais estressado.
Por fim, conseguimos fazer o resgate e o animal voltou ao mar, aparentando estar em boas condições. Retiramos também a rede de pesca abandonada e levamos à terra para o descarte correto.
Um dia atípico, sorte a nossa poder estar ali e receber mais esta lição da natureza.
O lobo-marinho-sul-americano habita o litoral do Chile, Peru, Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Preservar espécies da fauna e flora marinhas é um dos objetivos do serviço da PSF e da Praticagem no Brasil e no mundo.
Assista o vídeo do resgate: